A Infiltração da Maçonaria
Em 1777, ano seguinte à criação dos Illuminati, Weishaupt juntou-se à loja maçônica de Theodore of Good Counsel, em Munique. Não só ele conseguiu propagar seus pontos de vista no interior da loja, ele também conseguiu obter a apresentação de ter "virtualmente absorvido a ordem iluminista quase imediatamente". - Hall, op. cit.
A aliança definitiva entre os Illuminati e a Maçonaria se tornou possível em 1780, quando uma figura proeminente pelo nome de Barão Adolf Franz Friederich Knigge foi iniciado na Ordem de Weishaupt. Ligações maçônicas do diplomata alemão e habilidades organizacionais foram prontamente colocadas em uso pela Ordem. Knigge iria passar a realizar duas tarefas importantes para os Illuminati: Ele revisou a hierarquia da Ordem, criou novas notas mais altas e permitiu a plena integração das lojas maçônicas no sistema.
"Duas consequências pesadas imediatamente seguidas como resultado do advento da Kinigge na ordem. Os graus mais elevados há muitos procurados foram trabalhados, e uma aliança entre os Illuminati e a Maçonaria foi feita." - Hall, op. cit.
Knigge manteve notas originais da Ordem intocadas, mas acrescentou novas classes acima deles. O segundo nível do Illuminati incorporados aos graus da Maçonaria tornando, portanto, a Irmandade simplesmente uma parte da superestrutura mais ampla iluminista.
"O grau de Aprendiz (a parte do sistema apenas no sentido de preparação) foi deixada inalterada pelo Knigge, para salvar a adição de uma comunicação impressa para ser colocado nas mãos de todos os novos recrutas, aconselhando-os que a Ordem dos Illuminati está mais contra todas as outras formas de maçonaria contemporânea como não a um tipo degenerado, e como tal só capaz de restaurar o ofício ao seu antigo esplendor. (...)
Os três graus simbólicos da segunda classe parecem ter sido concebidos exclusivamente para a finalidade de fornecer uma avenida pela qual os membros dos vários ramos da grande família maçônica poderia passar aos graus mais elevados da nova ordem ". - Hall, op. cit.
As melhores notas da Ordem foram restritas a um seleto e incluiu indivíduos poderosos e influentes figuras. O grau de Príncipe realizado dentro de suas fileiras, os inspectores nacionais, provinciais, prefeitos e sacerdotes dos vales. No topo da pirâmide foram os Magus (também conhecido como Areopagites), que compreende os chefes supremos da Ordem. Suas identidades foram guardados com segurança e ainda são difíceis de confirmar hoje.
A estratégia de Knigge deu resultados impressionantes e permitiu que os Illuminati se tornarem um movimento extremamente poderoso.
"O novo método de espalhar Iluminismo por meio de sua afiliação com as lojas maçônicas prontamente demonstrou o seu valor. Grande parte devido à estratégia de multa de busca de seus recrutas entre os oficiais e outros personagens influentes nas lojas da Maçonaria, um após outro, este último em rápida sucessão passou para o novo sistema. Prefeituras novas foram criadas, novas províncias organizadas e provinciais começaram a relatar um fluxo constante e abundante de novos recrutas. (...) Os estudantes, comerciantes, médicos, farmacêuticos, advogados, juízes, professores de ginásios e universidades, preceptores, funcionários civis, pastores, sacerdotes - todos foram generosamente representados entre os novos recrutas. Nomes distintos logo apareceram na listas das lojas do novo sistema. Duque Ferdinand de Brunswick, Duque Ernst de Gotha, Duque Karl August de Saxe-Weimar, o Príncipe August de Saxe-Gotha, o Príncipe Carl de Hesse, o Barão Dalberg, o filósofo Herder , o poeta Goethe, o educador Pestalozzi, estavam entre o número de inscritos. Até o final de 1784 os líderes vangloriaram-se de um registro total de entre dois e três mil membros, 106. e o estabelecimento da ordem sobre uma base sólida parecia ser plenamente assegurado. " - Hall, op. cit.
Weishaup, no entanto, não gostava de sucesso de sua Ordem por muito tempo. Suspeitas da conspiração Illuminati contra os governos e religiosos surgiram em toda a Europa. Vendo uma ameaça crível contra o seu poder, o governo da Baviera lançou um edital proibindo todas as comunidades, sociedades e irmandades que existiam sem a devida autorização da lei. Além disso, as divergências internas entre Weishaupt e os superiores de sua Ordem levaram a conflitos e dissensões. No meio de tudo isso, alguns membros foram diretamente para as autoridades e testemunharam contra a Ordem, uma oportunidade que não foi perdida pelo governo da Baviera.
"Da boca dos seus amigos, as acusações que seus inimigos fizeram contra a ordem foram fundamentadas. Pela admissão de seus líderes, o sistema dos Illuminati tinha a aparência de uma organização dedicada à derrubada da religião e do Estado, um bando de envenenadores e falsificadores, uma associação de homens de moral repugnante e gosto depravado ". - Hall, op. cit.
Comentários
Postar um comentário