Além de temerem o conteúdo das suas mensagens, os fariseus incumbiam pessoas para serem perseguirem Jesus, tentando buscar motivos para o prender e até mesmo mata-lo.
Para alcançar este intento, os fariseus usavam de muita hipocrisia, fingimento, falsos elogios, provocações e ameaças contra o filho de Deus.
Vejam alguns dos estratagemas utilizados na época de Jesus, e que nós, seguidores dos seus passos, também estamos sujeitos nós dias de hoje!
Desconfiança e Ciúmes
Mateus 9:11-13:
"Os fariseus, vendo isso, perguntaram aos discípulos de Jesus: 'Por que o mestre de vocês come com publicanos e pecadores?' Ouvindo isso, Jesus respondeu: 'Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa isto: 'Desejo misericórdia, não sacrifícios'. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores'."
Desafio à Autoridade e Tradições:
Mateus 15:1-3:
"Então alguns fariseus e mestres da lei de Jerusalém se aproximaram de Jesus e perguntaram: 'Por que os teus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos ao não lavarem as mãos antes de comer?' Jesus respondeu: 'E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês?'"
Hipocrisia e Julgamento:
Mateus 23:23-24:
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Deveriam, porém, praticar estas coisas, sem omitir aquelas. Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo."
Temor da Perda de Poder e Influência:
João 11:47-48:
"Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus convocaram o Sinédrio. 'Que faremos?', perguntaram eles. 'Esse homem está realizando muitos sinais. Se o deixarmos continuar assim, todos crerão nele, e então os romanos virão e nos tirarão tanto o nosso lugar como a nossa nação'."
Rejeição da Mensagem e da Autoridade de Jesus:
João 9:39-41:
"Então Jesus disse: 'Para julgamento eu vim a este mundo, para que os cegos vejam e os que veem se tornem cegos'. Alguns fariseus que estavam com ele ouviram isso e perguntaram: 'Acaso nós também somos cegos?' Jesus respondeu: 'Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado. Mas, agora que dizem que podem ver, o pecado de vocês permanece'."
Os fariseus frequentemente contestavam Jesus por diversas razões, desde ciúmes até preocupações com a manutenção do status quo religioso e político. Suas interações revelam um profundo conflito entre as tradições religiosas estabelecidas e a mensagem transformadora e desafiadora de Jesus.
Comentários
Postar um comentário