Viver o que se prega é, de fato, um grande desafio.
O mundo e toda a sua modernidade criam uma série de obstáculos no caminho da vida espiritual.
Todos os dias surgem inovações que acabam interferindo diretamente na vida das pessoas, e isto não é diferente em relação ao povo de Deus, especialmente para aqueles que têm o chamado para pregar a Palavra de Deus.
A Bíblia relata o fato de Jesus ter sido levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo, após 40 noites e 40 dias de jejum.
O adversário mostrou-lhe todos os reinos do mundo para tentar convencê-lo a se prostrar diante dele. Jesus, no entanto, manteve-se firme na Palavra de Deus, respondendo com Escrituras em cada tentação: “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4).
Este evento não é isolado nas Escrituras.
Há muitos exemplos de homens de Deus que foram tentados, mas mantiveram-se firmes e fortes na fé.
José:
José, filho de Jacó, foi vendido como escravo pelos seus irmãos e acabou na casa de Potifar, no Egito.
A esposa de Potifar tentou seduzi-lo, mas José resistiu. Ele disse: “Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?” (Gênesis 39:9).
Mesmo enfrentando a injustiça e sendo lançado na prisão, José permaneceu fiel a Deus e, eventualmente, foi exaltado ao segundo posto mais alto no Egito.
Daniel:
Daniel foi um exemplo notável de fidelidade.
Quando uma lei foi promulgada para proibir a oração a qualquer deus ou homem, exceto ao rei, Daniel continuou a orar a Deus três vezes ao dia, como sempre fazia.
Ele foi lançado na cova dos leões, mas Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões (Daniel 6:10, 22). Daniel confiou em Deus e foi protegido.
Jó:
Jó é conhecido por sua paciência e integridade. Ele perdeu tudo – sua riqueza, seus filhos, sua saúde – mas não pecou contra Deus.
Ele declarou: “O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor” (Jó 1:21).
Apesar das provações intensas, Jó manteve sua fé e, no fim, Deus o restaurou e o abençoou ainda mais.
Paulo:
O apóstolo Paulo enfrentou inúmeras dificuldades e tentações em seu ministério.
Ele foi preso, espancado, apedrejado e naufragou várias vezes.
No entanto, Paulo permaneceu firme na sua missão de pregar o evangelho. Em uma de suas cartas, ele escreveu: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).
Paulo confiava plenamente na força de Cristo para perseverar.
Infelizmente, muitos hoje em dia não praticam o que pregam.
Os escândalos no meio evangélico confirmam isso.
Jesus advertiu sobre os falsos profetas que vêm em pele de ovelha, mas por dentro são lobos vorazes (Mateus 7:15).
Ele também disse: “Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mateus 7:21).
A vida cristã requer uma pessoa caminhada constante de fé e obediência.
Tiago escreveu: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” (Tiago 1:22).
Viver o que se prega é essencial para uma vida autêntica em Cristo, e os exemplos bíblicos nos mostram que, apesar das tentações e desafios, é possível manter-se firme e fiel.
Oremos pela nossa Congregação, pelo nosso Ministério, pelas nossas lideranças, pelos nossos irmãos e irmãs, para que possamos estar firmes na hora da tentação e da angústia.
Que Deus, na Sua Infinita grandeza, não permita que satanás venha a tentar nos desviar dos caminhos traçados por Jesus Cristo.
Comentários
Postar um comentário