Pular para o conteúdo principal

FUGINDO DA SÃ DOUTRINA - POR: PRESBÍTERO MARCOS BENEDITO - 15/09/2024

O texto de 1 Reis 22:8 nos traz um relato emblemático sobre o rei Acabe e o profeta Micaías. 

Quando Josafá pediu para ouvir um profeta do Senhor, Acabe relutou, pois sabia que Micaías sempre profetizava a verdade, mas essa verdade não era do seu agrado: "Há um ainda pelo qual podemos consultar ao Senhor, porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, senão o mal" (1 Reis 22:8). 

Esse episódio revela uma realidade que atravessa os tempos: os profetas, ao falarem a verdade de Deus, muitas vezes são rejeitados e perseguidos.

Mas por que isso acontece? 

A resposta está na natureza humana, que tende a rejeitar a verdade quando ela confronta seus desejos. 

As pessoas preferem a mentira porque ela não desafia seu modo de vida, suas escolhas erradas ou seus pecados. 

Em 2 Timóteo 4:3-4, Paulo já alertava: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas."

Isso aconteceu com Acabe e continua acontecendo nos dias de hoje. 

O caminho da mentira parece mais confortável, pois ele agrada à carne, mas é uma ilusão. 

Muitos preferem ouvir promessas vazias, falsas profecias e invencionices que não têm base bíblica. Isso nos leva a passagens como Jeremias 5:31: "Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis no fim disto?"

Ao longo da Bíblia, vemos inúmeros exemplos de pessoas que preferiram seguir mentiras. 

Em Jeremias 14:14, o Senhor disse: "Os profetas profetizam mentiras em meu nome; não os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visões falsas, adivinhações, vaidade e engano do seu coração são o que eles vos profetizam."

Muitos preferem ouvir essas mentiras porque elas não exigem mudança, não provocam arrependimento e não trazem responsabilidade espiritual. 

O mesmo aconteceu com o profeta Jeremias, que também foi rejeitado por falar a verdade. 

Em Jeremias 38:4, os príncipes disseram ao rei: "Morra este homem, visto que ele enfraquece as mãos dos homens de guerra que restam nesta cidade, e as mãos de todo o povo, falando-lhes tais palavras."

Nos dias de hoje, ainda vemos aqueles que são comprometidos com a verdade sendo perseguidos, marginalizados e rejeitados, enquanto os que pregam invencionices e "pirotecnias" recebem destaque e valor. 

Paulo também advertiu sobre isso em Gálatas 1:10: "Pois, busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? 

Ou procuro agradar aos homens? 

Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo."

Como cristãos, devemos fugir desses falsos profetas e daqueles que valorizam a mentira e o engano. 

Em Mateus 7:15-16, Jesus nos alertou: "Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 

Por seus frutos os conhecereis." Nosso compromisso deve ser com a verdade, mesmo que ela seja dura e desafie nossa vida.

A Palavra de Deus é clara: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32). 

Não podemos construir nossa fé em falsidades, mas sim na firmeza da verdade que vem do Senhor. 

Em Efésios 4:25, Paulo nos instrui: "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros."

Portanto, sejamos como os profetas que, mesmo perseguidos, permanecem fiéis à verdade de Deus. 

Que possamos sempre buscar a verdade, rejeitar o engano e fundamentar nossos caminhos na Palavra. 

A verdade pode não ser popular, mas é eterna e nos conduz à vida plena em Jesus Cristo!

(Colabore com a Rede Gospel Oficial. Acesse, compartilhe, divulgue. Seja mais um instrumento nas mãos de Deus para a propagação do Reino de Deus):

@chamavivapg

@atalaiasdejesus

@redegospeloficial

Youtube/redegospeloficial

Whatsapp: (18)991380989

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O PRESBÍTERO MARCOS BENEDITO - 05/08/2025 - REDE GOSPEL OFICIAL

Com mais de 20 anos de caminhada cristã, o Presbítero Marcos Benedito tem se dedicado com zelo à Palavra de Deus, à edificação da Igreja e ao ensino que transforma vidas.  Atuando nas áreas de louvor, ensino, visitas, discipulado e ministração da Palavra, seu ministério é marcado por amor, firmeza e sensibilidade espiritual. Em maio de 2005, foi batizado nas àguas. Em setembro do mesmo ano, completou sua formação na Academia Teológica da Graça de Deus (AGRADE). Esteve presente em diversos estados e cidades do Brasil e ainda em três continentes, visitando países como, México, Argentina, Chile, Espanha, Uruguay, Suiça entre outros e igrejas no interior paulista, na capital e no litoral. Chamado para a edificação da Igreja “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” – 1 Coríntios 3:9 Ainda como diácono, Marcos Benedito manteve o foco principal no fortalecimento da Igreja do Senhor, ministrando mensagens que trazem exortação, consolo e edificaç...

Perseverança Ministerial em Meio à Oposição Eclesiástica - PRESBITERO MARCOS BENEDITO - REDE GOSPEL OFICIAL - 09/09/2025

Estou em uma igreja, onde em três anos, mesmo eu exercendo o chamado de Deus para o presbitério, me foram concedidas apenas três oportunidades para pregar! Uma igreja, onde eu fui proibido de fazer a ministração do louvor, alegando-se que o meu compromisso era o de cantar e não de levar uma mensagem durante a execução ou introdução ao louvor.  Uma igreja, onde ao propor ensinar as pessoas gratuitamente a tocar um instrumento, deparo-me com o impedimento das pessoas em utilizar os instrumentos própria igreja, alegando-se não terem autorização para isto.  Uma igreja, onde o grupo de louvor que eu liderava, teve as oportunidades para louvar reduzida de oito vezes, para apenas três, durante todo o mês, devido um Plano que não nos foi nem apresentado. Uma igreja que adotou um Planejamento, sem sequer me ser apresentado, alterando todo o plano de trabalho elaborado para o grupo dos varões.  Uma igreja que introduziu o ensino semanal denominado "Curso de Maturidade no Espírito",...

ATAJESUS - O Mundo Espiritual Entende a Simbologia dos Códigos de Sinais Usados Pelos Ocultistas

  Resolvi escrever este texto, pois há muito tempo me sinto   incomodado com esta mania que muitas pessoas têm de reproduzir códigos através de sinais, sem saberem exatamente o seu significado. Tenho sido testemunha de várias situações envolvendo pessoas que são adeptas desta prática e que inconscientemente, acabam envolvidas em acidentes trágicos abruptamente. Eu tenho para mim, que o mundo espiritual, entende estes códigos, haja vista, os símbolos que são adotados pelos ocultistas com o objetivo de atrair e controlar aos demônios, que se transvestem em diversas entidades com o objetivo de enganar e iludir aos homens na terra.   Sinais e Códigos Usados Para Evocação de Demônios   As seitas ocultistas utilizam vários tipos de sinais e códigos, para evocarem o mundo dos espíritos, objetivando controlá-los. Muitos destes sinais são conhecidos somente pelos praticantes destas seitas macabras, outros são amplamente comercializados na forma de ta...