Pular para o conteúdo principal

IMOBILISMO SATÂNICO - POR: PRESBÍTERO MARCOS BENEDITO - 20/09/2024

Nos dias atuais, muitos líderes e dirigentes eclesiásticos demonstram medo e insegurança, preocupados em manter seu status, ao invés de acolher e criar espaço para a colaboração dos membros da igreja. 

Essa postura tem levado ao desprezo por aqueles que possuem dons, habilidades e experiências valiosas para o crescimento espiritual e administrativo da congregação.

A Bíblia nos ensina que a verdadeira liderança deve ser marcada por humildade e serviço, como vemos em Mateus 20:26-28: "Não será assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos."

Infelizmente, muitos líderes preferem manter tudo como está, temendo que a colaboração dos mais experientes ameace sua posição. 

Essa atitude não só retarda o crescimento da igreja como impede que o corpo de Cristo funcione em sua plenitude, como está escrito em 1 Coríntios 12:12: "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também é Cristo." 

Cada membro tem seu papel único e essencial, e quando isso é desprezado, toda a igreja sofre.

O exemplo de Jesus Cristo nos mostra que Ele confiava responsabilidades a seus discípulos, mesmo conhecendo suas fraquezas e falhas. 

O caso de Judas Iscariotes é um exemplo claro disso. Jesus sabia que Judas o trairia, mas ainda assim, o confiou com o importante papel de tesoureiro (João 12:6). 

Em nenhum momento, Jesus impediu Judas de exercer sua função, nos ensinando que a verdadeira liderança envolve confiar nas pessoas, mesmo quando sabemos que elas podem falhar.

Muitas igrejas hoje não crescem, não conquistam novos membros e não expandem seu ministério justamente por falta de colaboração e de espaço para aqueles que têm mais experiência. 

Hebreus 13:17 nos ensina sobre a importância da liderança justa: "Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil." 

No entanto, esse versículo também implica que a liderança deve ser digna de confiança e aberta ao auxílio, não dominadora ou temerosa.

A insegurança de muitos líderes cria um ambiente de rejeição e desprezo por aqueles que poderiam contribuir para o avanço da obra de Deus. 

Essa atitude de rejeição é contrária ao espírito de ousadia que Deus requer de nós. 

2 Timóteo 1:7 nos lembra: "Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação." 

O temor e a covardia não devem ter espaço na liderança da igreja. 

A liderança deve ser corajosa, permitindo que a diversidade de dons e habilidades floresça para o benefício do corpo de Cristo.

Devemos repreender o espírito de rejeição que tenta anular aqueles que têm algo a oferecer à igreja. 

A liderança insegura não vem de Deus, pois o Senhor requer ousadia e disposição para realizar Sua obra. 

Como igreja, devemos buscar o exemplo de Jesus, que permitiu que seus discípulos colaborassem e crescessem, mesmo sabendo de suas falhas e desafios.

É essencial que, ao refletirmos sobre essa questão, busquemos a direção de Deus para que a liderança seja fortalecida pela confiança no corpo de Cristo, e que todos os membros possam exercer os dons que receberam do Senhor, contribuindo para o crescimento espiritual e administrativo da igreja, como nos ensina Efésios 4:11-12: "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo."

Que possamos, com ousadia e coragem, seguir os passos de Jesus, permitindo que a colaboração de todos enriqueça e fortaleça o corpo de Cristo.

Cooptação, manipulação, doutrinamento e o  assédio espiritual, são algumas das ferramentas usadas por satanás no Éden. 

Não podemos permitir, que estes estratagemas malignos e satânicos, façam parte do dia a dia da casa de Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O PRESBÍTERO MARCOS BENEDITO - 05/08/2025 - REDE GOSPEL OFICIAL

Com mais de 20 anos de caminhada cristã, o Presbítero Marcos Benedito tem se dedicado com zelo à Palavra de Deus, à edificação da Igreja e ao ensino que transforma vidas.  Atuando nas áreas de louvor, ensino, visitas, discipulado e ministração da Palavra, seu ministério é marcado por amor, firmeza e sensibilidade espiritual. Em maio de 2005, foi batizado nas àguas. Em setembro do mesmo ano, completou sua formação na Academia Teológica da Graça de Deus (AGRADE). Esteve presente em diversos estados e cidades do Brasil e ainda em três continentes, visitando países como, México, Argentina, Chile, Espanha, Uruguay, Suiça entre outros e igrejas no interior paulista, na capital e no litoral. Chamado para a edificação da Igreja “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” – 1 Coríntios 3:9 Ainda como diácono, Marcos Benedito manteve o foco principal no fortalecimento da Igreja do Senhor, ministrando mensagens que trazem exortação, consolo e edificaç...

Perseverança Ministerial em Meio à Oposição Eclesiástica - PRESBITERO MARCOS BENEDITO - REDE GOSPEL OFICIAL - 09/09/2025

Estou em uma igreja, onde em três anos, mesmo eu exercendo o chamado de Deus para o presbitério, me foram concedidas apenas três oportunidades para pregar! Uma igreja, onde eu fui proibido de fazer a ministração do louvor, alegando-se que o meu compromisso era o de cantar e não de levar uma mensagem durante a execução ou introdução ao louvor.  Uma igreja, onde ao propor ensinar as pessoas gratuitamente a tocar um instrumento, deparo-me com o impedimento das pessoas em utilizar os instrumentos própria igreja, alegando-se não terem autorização para isto.  Uma igreja, onde o grupo de louvor que eu liderava, teve as oportunidades para louvar reduzida de oito vezes, para apenas três, durante todo o mês, devido um Plano que não nos foi nem apresentado. Uma igreja que adotou um Planejamento, sem sequer me ser apresentado, alterando todo o plano de trabalho elaborado para o grupo dos varões.  Uma igreja que introduziu o ensino semanal denominado "Curso de Maturidade no Espírito",...

ATAJESUS - O Mundo Espiritual Entende a Simbologia dos Códigos de Sinais Usados Pelos Ocultistas

  Resolvi escrever este texto, pois há muito tempo me sinto   incomodado com esta mania que muitas pessoas têm de reproduzir códigos através de sinais, sem saberem exatamente o seu significado. Tenho sido testemunha de várias situações envolvendo pessoas que são adeptas desta prática e que inconscientemente, acabam envolvidas em acidentes trágicos abruptamente. Eu tenho para mim, que o mundo espiritual, entende estes códigos, haja vista, os símbolos que são adotados pelos ocultistas com o objetivo de atrair e controlar aos demônios, que se transvestem em diversas entidades com o objetivo de enganar e iludir aos homens na terra.   Sinais e Códigos Usados Para Evocação de Demônios   As seitas ocultistas utilizam vários tipos de sinais e códigos, para evocarem o mundo dos espíritos, objetivando controlá-los. Muitos destes sinais são conhecidos somente pelos praticantes destas seitas macabras, outros são amplamente comercializados na forma de ta...