DISCUSSÕES TEOLÓGICAS: EDIFICAM OU TIRAM A IGREJA DO FOCO? - PRESBÍTERO MARCOS BENEDITO - 06/02/2025
O debate entre Arminianismo e Calvinismo é uma das discussões teológicas mais antigas e persistentes dentro do Cristianismo protestante. Trata-se de duas interpretações diferentes sobre temas como livre-arbítrio, predestinação, soberania de Deus e graça. No entanto, surge a questão: é edificante para a igreja se aprofundar nesses temas? O crente que domina essas doutrinas está mais preparado espiritualmente? Nossa salvação depende disso?
Para responder, analisemos essas correntes teológicas à luz das Escrituras e da missão da Igreja.
O QUE É CALVINISMO E ARMINIANISMO?
Calvinismo
O Calvinismo, originado do teólogo reformador João Calvino (1509-1564), enfatiza a soberania absoluta de Deus sobre a salvação e é frequentemente resumido nos "Cinco Pontos do Calvinismo" (TULIP):
1. Depravação Total – O homem está completamente corrompido pelo pecado e não pode buscar a Deus por conta própria. (Romanos 3:10-11 – "Como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.")
2. Eleição Incondicional – Deus escolhe soberanamente quem será salvo, independentemente de qualquer mérito humano. (Efésios 1:4-5 – "Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.")
3. Expiação Limitada – Cristo morreu apenas pelos eleitos, não por toda a humanidade. (João 10:15 – "Assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.")
4. Graça Irresistível – Quando Deus chama alguém à salvação, essa pessoa não pode resistir. (João 6:37 – "Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.")
5. Perseverança dos Santos – Os eleitos não perderão a salvação, pois Deus os sustenta até o fim. (Filipenses 1:6 – "Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.")
Arminianismo
O Arminianismo, baseado nas ideias do teólogo Jacó Armínio (1560-1609), enfatiza o livre-arbítrio humano e a responsabilidade pessoal na salvação. Seus principais pontos são:
1. Livre-Arbítrio – O homem pode escolher aceitar ou rejeitar a graça de Deus. (Josué 24:15 – "Escolham hoje a quem irão servir... Mas eu e minha casa serviremos ao Senhor.")
2. Eleição Condicional – Deus escolhe para a salvação aqueles que Ele previu que creriam. (1 Pedro 1:2 – "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito, para a obediência...")
3. Expiação Ilimitada – Cristo morreu por todos, não apenas pelos eleitos. (1 João 2:2 – "Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.")
4. Graça Resistível – O homem pode resistir ao chamado de Deus para a salvação. (Atos 7:51 – "Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resistis ao Espírito Santo.")
5. Possibilidade de Perder a Salvação – O crente pode cair da graça e perder sua salvação. (Hebreus 6:4-6 – "Porque é impossível que aqueles que já foram iluminados e caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento.")
É EDIFICANTE PARA A IGREJA ESTUDAR ESSES TEMAS?
O estudo teológico é importante, pois nos ajuda a conhecer melhor a Deus e Sua vontade. No entanto, quando se torna uma discussão interminável e polarizadora, pode ser prejudicial. Paulo alerta:
> "Evita discussões tolas e sem sentido, pois sabes que geram brigas." (2 Timóteo 2:23)
O foco principal da Igreja deve ser a pregação do Evangelho e a edificação do Corpo de Cristo, não disputas sobre doutrinas que não alteram a essência da fé cristã.
O que realmente edifica?
Conhecimento Bíblico aplicado à vida (2 Timóteo 3:16-17 – "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.")
Amor ao próximo (João 13:35 – "Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.")
Santificação e obediência a Deus (1 Pedro 1:15 – "Assim como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver."
O CRENTE QUE DOMINA ESSES TEMAS É MAIS PREPARADO ESPIRITUALMENTE?
O domínio dessas doutrinas não é garantia de uma vida espiritual saudável. A preparação espiritual vem de:
1. Buscar intimidade com Deus (Tiago 4:8 – "Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês.")
2. Viver uma vida de oração e comunhão (1 Tessalonicenses 5:17 – "Orai sem cessar.")
3. Obedecer à Palavra (Tiago 1:22 – "Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes.")
Teologia sem prática pode levar à soberba espiritual e debates infrutíferos. O verdadeiro preparo vem do Espírito Santo e da obediência à Palavra.
DEVEMOS ESPERAR A VOLTA DE JESUS DOMINANDO ESSES TEMAS?
Não. O mais importante é estarmos preparados espiritualmente para a volta de Cristo, e não dominarmos debates teológicos.
> "Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor." (Mateus 24:42)
A salvação não depende do nosso entendimento dessas doutrinas, mas da nossa fé em Cristo.
> "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2:8)
NOSSA SALVAÇÃO DEPENDE DO NOSSO APRENDIZADO SOBRE ISSO?
Definitivamente, não! A salvação vem exclusivamente pela fé em Jesus Cristo, e não pelo conhecimento teológico.
> "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa." (Atos 16:31)
O ladrão na cruz foi salvo sem discutir Arminianismo ou Calvinismo. Ele simplesmente reconheceu Cristo e recebeu a salvação. (Lucas 23:42-43)
CONCLUSÃO
O estudo desses temas pode ser útil, mas não deve se tornar o foco principal da vida cristã. A igreja deve priorizar a comunhão com Deus, o amor ao próximo, a santificação e a pregação do Evangelho.
Em vez de discutir interminavelmente sobre predestinação ou livre-arbítrio, que cada um viva para a glória de Deus, obedecendo ao Seu chamado e esperando a volta de Cristo com santidade e fé.
> "Se alguém ensina outra doutrina e se opõe às sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e à doutrina que é segundo a piedade, é soberbo e nada sabe." (1 Timóteo 6:3-4)
A verdadeira sabedoria está em viver para Cristo e não apenas em debater doutrinas.
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