Pular para o conteúdo principal

O PERIGO DO NARCISISMO NA IGREJA - POR: PRESBÍTERO MARCOS BENEDITO - 15/03/2025

A sociedade atual exalta a autoimagem, o sucesso pessoal e a busca por reconhecimento, mas será que essa mentalidade está alinhada com os princípios da Palavra de Deus? O narcisismo, caracterizado pelo amor excessivo a si mesmo, pelo orgulho e pela busca incessante por admiração, é uma armadilha perigosa que pode afastar o cristão da verdadeira comunhão com Deus e com os irmãos.

O Narcisismo na Perspectiva Bíblica

Embora a Bíblia não use o termo “narcisismo”, ela adverte repetidamente sobre os perigos do orgulho e da exaltação própria. O apóstolo Paulo descreve a decadência moral dos últimos dias, alertando:

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos...” (2 Timóteo 3:1-2).

O narcisista ama a si mesmo acima de tudo, tornando-se o centro de sua própria existência, e isso é contrário ao mandamento de Cristo:

“Aquele que quiser ser o maior entre vós será vosso servo” (Mateus 23:11).

Exemplos Bíblicos de Orgulho e Queda

A Bíblia nos dá exemplos de pessoas que foram consumidas pelo orgulho e tiveram um fim trágico:

1. Lúcifer (Isaías 14:12-15) – Quis se exaltar acima de Deus e foi lançado do céu.

2. Faraó (Êxodo 5:2) – Recusou-se a reconhecer a soberania de Deus e foi destruído.

3. Nabucodonosor (Daniel 4:30-37) – Orgulhou-se de seu império e foi humilhado até reconhecer que só Deus é soberano.

4. Os fariseus (Mateus 23:5-7) – Amavam ser exaltados e foram repreendidos por Jesus.

Esses exemplos mostram que a arrogância e a busca pela autoexaltação resultam em queda e destruição.

A Chamada para a Humildade

Cristo nos ensinou a humildade pelo Seu próprio exemplo:

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo...” (Filipenses 2:5-7).

O verdadeiro seguidor de Cristo não busca reconhecimento para si, mas vive para glorificar a Deus e servir ao próximo.

A igreja deve estar atenta para não permitir que o espírito do narcisismo se infiltre em seu meio. A busca por status, a necessidade de reconhecimento e a exaltação própria não combinam com o caráter de Cristo. O chamado do evangelho é para a humildade, o serviço e a dependência total de Deus.

Que possamos orar como João Batista, que disse:

“É necessário que Ele cresça e que eu diminua” (João 3:30).

Que Deus nos ajude a viver para a Sua glória e não para a nossa própria exaltação!

Marcos Benedito é presbítero e membro da I.M.P.Chama Viva do Jardim Real

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O PRESBÍTERO MARCOS BENEDITO - 05/08/2025 - REDE GOSPEL OFICIAL

Com mais de 20 anos de caminhada cristã, o Presbítero Marcos Benedito tem se dedicado com zelo à Palavra de Deus, à edificação da Igreja e ao ensino que transforma vidas.  Atuando nas áreas de louvor, ensino, visitas, discipulado e ministração da Palavra, seu ministério é marcado por amor, firmeza e sensibilidade espiritual. Em maio de 2005, foi batizado nas àguas. Em setembro do mesmo ano, completou sua formação na Academia Teológica da Graça de Deus (AGRADE). Esteve presente em diversos estados e cidades do Brasil e ainda em três continentes, visitando países como, México, Argentina, Chile, Espanha, Uruguay, Suiça entre outros e igrejas no interior paulista, na capital e no litoral. Chamado para a edificação da Igreja “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” – 1 Coríntios 3:9 Ainda como diácono, Marcos Benedito manteve o foco principal no fortalecimento da Igreja do Senhor, ministrando mensagens que trazem exortação, consolo e edificaç...

Perseverança Ministerial em Meio à Oposição Eclesiástica - PRESBITERO MARCOS BENEDITO - REDE GOSPEL OFICIAL - 09/09/2025

Estou em uma igreja, onde em três anos, mesmo eu exercendo o chamado de Deus para o presbitério, me foram concedidas apenas três oportunidades para pregar! Uma igreja, onde eu fui proibido de fazer a ministração do louvor, alegando-se que o meu compromisso era o de cantar e não de levar uma mensagem durante a execução ou introdução ao louvor.  Uma igreja, onde ao propor ensinar as pessoas gratuitamente a tocar um instrumento, deparo-me com o impedimento das pessoas em utilizar os instrumentos própria igreja, alegando-se não terem autorização para isto.  Uma igreja, onde o grupo de louvor que eu liderava, teve as oportunidades para louvar reduzida de oito vezes, para apenas três, durante todo o mês, devido um Plano que não nos foi nem apresentado. Uma igreja que adotou um Planejamento, sem sequer me ser apresentado, alterando todo o plano de trabalho elaborado para o grupo dos varões.  Uma igreja que introduziu o ensino semanal denominado "Curso de Maturidade no Espírito",...

ATAJESUS - O Mundo Espiritual Entende a Simbologia dos Códigos de Sinais Usados Pelos Ocultistas

  Resolvi escrever este texto, pois há muito tempo me sinto   incomodado com esta mania que muitas pessoas têm de reproduzir códigos através de sinais, sem saberem exatamente o seu significado. Tenho sido testemunha de várias situações envolvendo pessoas que são adeptas desta prática e que inconscientemente, acabam envolvidas em acidentes trágicos abruptamente. Eu tenho para mim, que o mundo espiritual, entende estes códigos, haja vista, os símbolos que são adotados pelos ocultistas com o objetivo de atrair e controlar aos demônios, que se transvestem em diversas entidades com o objetivo de enganar e iludir aos homens na terra.   Sinais e Códigos Usados Para Evocação de Demônios   As seitas ocultistas utilizam vários tipos de sinais e códigos, para evocarem o mundo dos espíritos, objetivando controlá-los. Muitos destes sinais são conhecidos somente pelos praticantes destas seitas macabras, outros são amplamente comercializados na forma de ta...