Pular para o conteúdo principal

A ARMADURA DE SAUL: FALSA IDENTIDADE E HIPOCRISIA - POR: PRESBITERO MARCOS BENEDITO - 12/07/2025


 “E Saúl vestiu a Davi das suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre os seus vestidos, e começou a andar, porém nunca o havia experimentado. Então disse Davi a Saúl: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.”

— 1 Samuel 17:38-39

Saúl estava tentando disfarçar uma fraqueza com uma aparência de coragem. Ele queria que, caso Davi vencesse, parecesse que a vitória era dele, Saúl, por meio de sua armadura. Isso mostra um comportamento que encontramos ainda hoje:

Pessoas que escondem sua covardia ou má intenção atrás de um "aparato" de liderança, títulos ou aparências;

Gente que deseja manipular os outros para parecerem o que não são, mesmo que seja através dos outros.

Davi rejeitou essa armadura. Ele escolheu a verdade, a simplicidade, a fé em Deus — e não o disfarce do sistema.

O DISFARCE DA HIPOCRISIA: JESUS DESMASCAROU OS RELIGIOSOS

Jesus foi claro ao denunciar a hipocrisia dos fariseus:

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora se mostram formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia.”

— Mateus 23:27

Aqui Jesus denuncia o disfarce religioso: uma aparência de piedade e santidade, mas sem transformação interior. Isso ainda ocorre hoje:

Pessoas que agem como se fossem justas, mas vivem de mentiras e manipulações;

Indivíduos que usam máscaras de santidade, mas escondem orgulho, inveja e ambição.

O “ACORDO SOCIAL” DO ENGANO: TODO MUNDO FINGE

Você falou de algo real: muitas vezes, na vida real, existe um “acordo silencioso” de fingimento. As pessoas fingem ser o que não são, e outras fingem que acreditam.

A Bíblia diz:

 “Os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.”

— 2 Timóteo 3:13

Ou seja, quem engana também é enganado. A mentira cria um ciclo de ilusão e cegueira espiritual. Isso destrói famílias, igrejas, empresas, amizades.

DEUS NOS CHAMA PARA A VERDADE E O DISCERNIMENTO

 “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

— Romanos 12:2

O mundo quer que você aceite o disfarce como algo normal, mas Deus nos convida a viver na verdade. O Espírito Santo nos dá discernimento:

“Mas o homem espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.”

— 1 Coríntios 2:15

Discernir é ver além da aparência. É reconhecer o espírito por trás da máscara. Não é julgar pelas roupas ou pelas palavras bonitas, mas pelo fruto:

 “Pelos seus frutos os conhecereis.”

— Mateus 7:16

 DEUS PROCURA DAVIS, NÃO SAÚIS

Saúl representa o sistema corrompido, que confia em aparências, títulos, estruturas e falsidade. Davi representa a sinceridade, a obediência, a fé verdadeira, o coração disposto.

 “O Senhor não vê como o homem vê. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.”

— 1 Samuel 16:7

Deus está levantando homens e mulheres como Davi: que não aceitam disfarces, que rejeitam armaduras estranhas, e que vão à luta confiando somente na presença do Senhor.

✔️ O QUE DEUS TEM PARA NÓS?

1. Verdades e não fingimentos.

2. Discernimento espiritual para não sermos enganados.

3. Autoridade para desmascarar o falso com mansidão e firmeza.

4. Força para sermos nós mesmos, mesmo que pareça simples demais.

5. Vitória com identidade e propósito verdadeiro, como Davi.

✝️ CONCLUSÃO

Chega de viver em “relações fingidas”, disfarces sociais e espirituais. Deus nos chama para a autenticidade, discernimento e coragem. Ele está levantando “Davís” que não se vestem de mentira para agradar os outros, mas que confiam em Deus com o que têm nas mãos.

Seja um desses. Rejeite a armadura de Saúl. Não aceite participar de jogos de disfarce e engano. Não finja que não vê o que está errado.

“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

— João 8:32

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATAJESUS - O Mundo Espiritual Entende a Simbologia dos Códigos de Sinais Usados Pelos Ocultistas

  Resolvi escrever este texto, pois há muito tempo me sinto   incomodado com esta mania que muitas pessoas têm de reproduzir códigos através de sinais, sem saberem exatamente o seu significado. Tenho sido testemunha de várias situações envolvendo pessoas que são adeptas desta prática e que inconscientemente, acabam envolvidas em acidentes trágicos abruptamente. Eu tenho para mim, que o mundo espiritual, entende estes códigos, haja vista, os símbolos que são adotados pelos ocultistas com o objetivo de atrair e controlar aos demônios, que se transvestem em diversas entidades com o objetivo de enganar e iludir aos homens na terra.   Sinais e Códigos Usados Para Evocação de Demônios   As seitas ocultistas utilizam vários tipos de sinais e códigos, para evocarem o mundo dos espíritos, objetivando controlá-los. Muitos destes sinais são conhecidos somente pelos praticantes destas seitas macabras, outros são amplamente comercializados na forma de ta...

CONHEÇA O PRESBÍTERO MARCOS BENEDITO - 05/08/2025 - REDE GOSPEL OFICIAL

Com mais de 20 anos de caminhada cristã, o Presbítero Marcos Benedito tem se dedicado com zelo à Palavra de Deus, à edificação da Igreja e ao ensino que transforma vidas.  Atuando nas áreas de louvor, ensino, visitas, discipulado e ministração da Palavra, seu ministério é marcado por amor, firmeza e sensibilidade espiritual. Em maio de 2005, foi batizado nas àguas. Em setembro do mesmo ano, completou sua formação na Academia Teológica da Graça de Deus (AGRADE). Esteve presente em diversos estados e cidades do Brasil e ainda em três continentes, visitando países como, México, Argentina, Chile, Espanha, Uruguay, Suiça entre outros e igrejas no interior paulista, na capital e no litoral. Chamado para a edificação da Igreja “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” – 1 Coríntios 3:9 Ainda como diácono, Marcos Benedito manteve o foco principal no fortalecimento da Igreja do Senhor, ministrando mensagens que trazem exortação, consolo e edificaç...

O CLAMOR DA MISSÃO DIANTE DAS TREVAS - PRESBÍTERO MARCOS BENEDITO - 12/04/2025

Há apenas 50 metros da nossa igreja, praticamente na mesma calçada, funciona uma casa de artigos religiosos voltada às religiões de matriz africana. Dentro desse mesmo perímetro, há um jovem balconista, extremamente educado e simpático, que se declara abertamente satanista. Ele não esconde sua crença: veste camisetas com símbolos do ocultismo, exibe anéis e colares com imagens associadas à adoração ao diabo. Nas redondezas, uma jovem, toda tatuada, também trabalha no comércio local e afirma com naturalidade que é bruxa. Na mesma rua em que resido – e moro muito próximo da igreja – há uma família tradicional e respeitada no meio espírita, conhecidos pela dedicação à sua obra espiritual. Esses são apenas alguns exemplos claros e abertos de pessoas que, voluntária ou involuntariamente, estão entregues aos caminhos das trevas. A pergunta que não quer se calar é: quantas outras pessoas vivem ao nosso redor, sendo enganadas pelo adversário de nossas almas e nós sequer percebemos ou fazemos a...