Pular para o conteúdo principal

O ESPIRITO DE SAUL NA IGREJA MODERNA - Por: Presbítero Marcos Benedito - 04/09/2025 - Rede Gospel Oficial

1. O espírito de inveja e ciúmes

  • Texto bíblico:
    “E as mulheres, respondendo umas às outras, brincavam e diziam: Saúl feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares. Então Saúl se indignou muito...” (1Sm 18:7-8).

  • Comentário:
    A inveja de Saúl cresceu quando percebeu que Davi tinha mais destaque e reconhecimento. Isso o transformou em inimigo.

  • Aplicação hoje:
    Dentro da igreja moderna, isso também acontece. Há líderes ou membros que não suportam ver Deus usando outro irmão ou irmã com mais graça, dons ou frutos. A inveja faz com que em vez de se alegrar, muitos passem a enxergar o outro como rival, tentando diminuir, impedir ou até manchar sua imagem.


2. Tentativas de ferir e destruir

  • Texto bíblico:
    “E Saúl tinha na mão uma lança. E atirou Saúl a lança, dizendo: Encravarei a Davi na parede.” (1Sm 18:10-11).

  • Comentário:
    Saúl literalmente tentou matar Davi.

  • Aplicação hoje:
    Nos dias atuais, dificilmente alguém vai pegar uma lança, mas há “lanças” em forma de palavras, difamações, críticas injustas, calúnias, fofocas e exclusões. Essas atitudes ferem espiritualmente e emocionalmente irmãos que, como Davi, só querem servir a Deus com sinceridade.


3. Tramas e manipulação

  • Texto bíblico:
    “E Saúl disse: Pela segunda vez serás meu genro hoje... porém planejava que Davi caísse pela mão dos filisteus.” (1Sm 18:21,25).

  • Comentário:
    Saúl armava situações para colocar Davi em risco.

  • Aplicação hoje:
    Na igreja, isso se repete quando alguns criam armadilhas espirituais ou organizacionais: colocam obstáculos, inventam exigências sem fundamento bíblico ou usam cargos e posições para sufocar quem está florescendo.


4. Perseguição e obsessão

  • Texto bíblico:
    “Então Saúl tomou três mil homens escolhidos de todo o Israel, e foi em busca de Davi...” (1Sm 24:2).

  • Comentário:
    Saúl dedicava tempo e energia apenas para perseguir Davi.

  • Aplicação hoje:
    Infelizmente, existem líderes e membros que gastam mais energia perseguindo quem brilha do que cuidando do rebanho. Em vez de alimentar o corpo de Cristo, perseguem talentos e dons, sufocando o que Deus quer levantar.


5. Palavras de ódio e paranoia

  • Texto bíblico:
    “Enquanto o filho de Jessé viver sobre a terra, nem tu estarás seguro, nem o teu reino; pelo que agora envia e traze-mo, porque há de morrer.” (1Sm 20:31).

  • Comentário:
    Saúl chegou ao ponto de decretar a morte de Davi.

  • Aplicação hoje:
    Na igreja atual, muitos não suportam a ideia de que Deus pode levantar alguém mais preparado ou mais cheio do Espírito. Alguns “Saúis modernos” pensam que o ministério é deles, e não de Deus. Por isso, perseguem aqueles que representam renovação e crescimento.


A Postura de Davi

Mesmo diante de tanta perseguição, Davi nunca levantou a mão contra Saúl. Ele declarou:
“O Senhor me guarde de estender a minha mão contra o meu senhor, o ungido do Senhor” (1Sm 24:6).
Isso nos ensina que, ainda que haja injustiça dentro da igreja, devemos deixar a vingança nas mãos de Deus, que é o justo juiz.


Lições para a Igreja de Hoje

  1. O sucesso do outro não é nossa ameaça. Precisamos nos alegrar com quem Deus usa. (Rm 12:15).
  2. Palavras podem ser lanças. Devemos cuidar da língua para não matar espiritualmente um irmão. (Pv 18:21).
  3. A obra é de Deus. Ninguém pode impedir o crescimento do chamado de alguém, porque o dom e a vocação são irrevogáveis (Rm 11:29).
  4. O justo confia em Deus. Como Davi, precisamos manter o coração limpo, mesmo diante da perseguição.

Saúl representa o espírito de inveja, manipulação e perseguição que ainda atua em muitos corações dentro da igreja moderna. Davi, por outro lado, nos mostra o caminho da fidelidade, humildade e confiança em Deus, mesmo quando somos injustiçados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA O PRESBÍTERO MARCOS BENEDITO - 05/08/2025 - REDE GOSPEL OFICIAL

Com mais de 20 anos de caminhada cristã, o Presbítero Marcos Benedito tem se dedicado com zelo à Palavra de Deus, à edificação da Igreja e ao ensino que transforma vidas.  Atuando nas áreas de louvor, ensino, visitas, discipulado e ministração da Palavra, seu ministério é marcado por amor, firmeza e sensibilidade espiritual. Em maio de 2005, foi batizado nas àguas. Em setembro do mesmo ano, completou sua formação na Academia Teológica da Graça de Deus (AGRADE). Esteve presente em diversos estados e cidades do Brasil e ainda em três continentes, visitando países como, México, Argentina, Chile, Espanha, Uruguay, Suiça entre outros e igrejas no interior paulista, na capital e no litoral. Chamado para a edificação da Igreja “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” – 1 Coríntios 3:9 Ainda como diácono, Marcos Benedito manteve o foco principal no fortalecimento da Igreja do Senhor, ministrando mensagens que trazem exortação, consolo e edificaç...

Perseverança Ministerial em Meio à Oposição Eclesiástica - PRESBITERO MARCOS BENEDITO - REDE GOSPEL OFICIAL - 09/09/2025

Estou em uma igreja, onde em três anos, mesmo eu exercendo o chamado de Deus para o presbitério, me foram concedidas apenas três oportunidades para pregar! Uma igreja, onde eu fui proibido de fazer a ministração do louvor, alegando-se que o meu compromisso era o de cantar e não de levar uma mensagem durante a execução ou introdução ao louvor.  Uma igreja, onde ao propor ensinar as pessoas gratuitamente a tocar um instrumento, deparo-me com o impedimento das pessoas em utilizar os instrumentos própria igreja, alegando-se não terem autorização para isto.  Uma igreja, onde o grupo de louvor que eu liderava, teve as oportunidades para louvar reduzida de oito vezes, para apenas três, durante todo o mês, devido um Plano que não nos foi nem apresentado. Uma igreja que adotou um Planejamento, sem sequer me ser apresentado, alterando todo o plano de trabalho elaborado para o grupo dos varões.  Uma igreja que introduziu o ensino semanal denominado "Curso de Maturidade no Espírito",...

ATAJESUS - O Mundo Espiritual Entende a Simbologia dos Códigos de Sinais Usados Pelos Ocultistas

  Resolvi escrever este texto, pois há muito tempo me sinto   incomodado com esta mania que muitas pessoas têm de reproduzir códigos através de sinais, sem saberem exatamente o seu significado. Tenho sido testemunha de várias situações envolvendo pessoas que são adeptas desta prática e que inconscientemente, acabam envolvidas em acidentes trágicos abruptamente. Eu tenho para mim, que o mundo espiritual, entende estes códigos, haja vista, os símbolos que são adotados pelos ocultistas com o objetivo de atrair e controlar aos demônios, que se transvestem em diversas entidades com o objetivo de enganar e iludir aos homens na terra.   Sinais e Códigos Usados Para Evocação de Demônios   As seitas ocultistas utilizam vários tipos de sinais e códigos, para evocarem o mundo dos espíritos, objetivando controlá-los. Muitos destes sinais são conhecidos somente pelos praticantes destas seitas macabras, outros são amplamente comercializados na forma de ta...