Pular para o conteúdo principal

OS AMALEQUITAS, QUEM ERAM E QUAL O SEU DESTINO - POR: CAFETORAH

Quem eram os Amalequitas e qual o seu destino é mais uma reflexão que surgiu através de um dos participantes em nosso grupo de bate papo. Minha esperança é que este estudo venha nos ajudar a compreender a importância de nos posicionarmos ao lado das verdades bíblica. César Cuiaba fez-nos uma excelente pergunta, e creio que podemos aprender muito quando buscamos as respostas.

AMALEQUE, Agague, os amalequitas e Hamã

Os Amalequitas eram um povo que vivia entre o Egito e Israel.
Conforme podemos ler:

“Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú, e teve de Elifaz a Amaleque. São esses os filhos de Ada, mulher de Esaú.”
(Genesis 36:12 ALMEIDA)

O incidente entre os filhos de Israel e os Amalequitas é descrito assim:
“Então veio Amaleque, e pelejou contra e Israel em Refidim. Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; e amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, tendo na mão a vara de Deus. Fez, pois, Josué como Moisés lhe dissera, e pelejou contra Amaleque; e Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que quando Moisés levantava a mão, prevalecia Israel; mas quando ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque. As mãos de Moisés, porém, ficaram cansadas; por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, e ele sentou-se nela; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até o pôr do sol. Assim Josué prostrou a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada. Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memorial num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu. Pelo que Moisés edificou um altar, ao qual chamou Jeová-níssi. E disse: Porquanto jurou o Senhor que ele fará guerra contra Amaleque de geração em geração.”
(Exodus 17:8–16 ALMEIDA)

Ora, este incidente trouxe sobre eles a maldição de Adonai, que foi completamente cumprida no livro de Ester.

Os últimos descentes de Amaleque

“Depois destas coisas o rei Assuero engrandeceu a Hamã, filho de Hamedata, o agagita, e o exaltou, pondo-lhe o assento acima dos de todos os príncipes que estavam com ele.”
(Esther 3:1 ALMEIDA)

O final deste incidente foi aqui:
“E disse o rei à rainha Ester: Em Susã, a capital, os judeus mataram e destruíram quinhentos homens e os dez filhos de Hamã; que não teriam feito nas demais províncias do rei? Agora, qual é a tua petição? e te será concedida; e qual é ainda o teu rogo? e atender-se-á. Respondeu Ester: Se parecer bem ao rei, conceda aos judeus se acham em Susã que façam ainda amanhã conforme o decreto de hoje; e que os dez filhos de Hamã sejam pendurados na forca. Então o rei mandou que assim se fizesse; e foi publicado em edito em Susã, e os dez filhos de Hamã foram dependurados.”
(Esther 9:12–14 ALMEIDA)

Felizmente, conforme a palavra de Adonai, os Amalequitas não existem mais. Esta maldição recaiu sobre eles devido a sua maldade. A falta de misericórdia com um povo errante no deserto, veja o texto a seguir:
“Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito; como te saiu ao encontro no caminho e feriu na tua retaguarda todos os fracos que iam após ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a Deus. Quando, pois, o Senhor teu Deus te houver dado repouso de todos os teus inimigos em redor, na terra que o Senhor teu Deus te dá por herança para a possuíres, apagarás a memória de Amaleque de debaixo do céu; não te esquecerás.”
(Deuteronomy 25:17–19 ALMEIDA)

Baseado neste texto, a minha conclusão para a sua pergunta, quem é Amaleque. A minha resposta talvez te surpreenda. Não existe nenhum Amaleque, existem muitos Amaleques. Amaleque representa todo povo que se opõe ao Povo de Israel quando o mesmo necessita de apoio, ajuda e misericórdia.

Amaleque nos Dias de Hoje

Na realidade esta maldição que recaiu sobre Amaleque é a mesma que recai sobre todo aquele que se opõe contra a Nação Santa. Não importa se é parente(árabes) ou não(gentios). O que importa é a atitude. Esta maldição divina tem dois aspectos, o primeiro no antro pessoal. Ou seja, o indivíduo recebe em si a maldição no momento em que ele se opõe ao Povo de Israel, pois automaticamente ele está se opondo a Palavra de Deus. O segundo aspecto é no antro coletivo. Líderes, governantes, reis, eles representam sua nação, e quando eles estão em posição de autoridade, a mesma repercute tanto a nível material quanto espiritual. Este é o motivo pelo qual nações são abençoadas e outras amaldiçoadas. A oposição a Palavra de Deus e seus princípios traz sobre elas terríveis maldições, e sobre seu povo a miséria, pode até não ser material, mas com certeza espiritual.
“Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
(Genesis 12:3 ALMEIDA)

Que Adonai tenha misericórdia de todos nós e nossos líderes saibam se posicionar ao lado da Palavra de Deus, afim que as maldições de Amaleque não se recaiam sobre nossa nação. E que sejamos co-participantes das benção destinadas a Abraão e sua descendência.
No antro arqueológico, a civilização de Amaleque na região acabou por volta do século X A.C, após as campanhas do Rei Saul. Mais detalhes sobre isso pode ser lido aqui:
Desde Sião, um dia abençoado, Miguel Nicolaevsky

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATAJESUS - O Mundo Espiritual Entende a Simbologia dos Códigos de Sinais Usados Pelos Ocultistas

  Resolvi escrever este texto, pois há muito tempo me sinto   incomodado com esta mania que muitas pessoas têm de reproduzir códigos através de sinais, sem saberem exatamente o seu significado. Tenho sido testemunha de várias situações envolvendo pessoas que são adeptas desta prática e que inconscientemente, acabam envolvidas em acidentes trágicos abruptamente. Eu tenho para mim, que o mundo espiritual, entende estes códigos, haja vista, os símbolos que são adotados pelos ocultistas com o objetivo de atrair e controlar aos demônios, que se transvestem em diversas entidades com o objetivo de enganar e iludir aos homens na terra.   Sinais e Códigos Usados Para Evocação de Demônios   As seitas ocultistas utilizam vários tipos de sinais e códigos, para evocarem o mundo dos espíritos, objetivando controlá-los. Muitos destes sinais são conhecidos somente pelos praticantes destas seitas macabras, outros são amplamente comercializados na forma de ta...

CONHEÇA O PRESBÍTERO MARCOS BENEDITO - 05/08/2025 - REDE GOSPEL OFICIAL

Com mais de 20 anos de caminhada cristã, o Presbítero Marcos Benedito tem se dedicado com zelo à Palavra de Deus, à edificação da Igreja e ao ensino que transforma vidas.  Atuando nas áreas de louvor, ensino, visitas, discipulado e ministração da Palavra, seu ministério é marcado por amor, firmeza e sensibilidade espiritual. Em maio de 2005, foi batizado nas àguas. Em setembro do mesmo ano, completou sua formação na Academia Teológica da Graça de Deus (AGRADE). Esteve presente em diversos estados e cidades do Brasil e ainda em três continentes, visitando países como, México, Argentina, Chile, Espanha, Uruguay, Suiça entre outros e igrejas no interior paulista, na capital e no litoral. Chamado para a edificação da Igreja “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” – 1 Coríntios 3:9 Ainda como diácono, Marcos Benedito manteve o foco principal no fortalecimento da Igreja do Senhor, ministrando mensagens que trazem exortação, consolo e edificaç...

DESCARTE: FERRAMENTA DIABÓLICA - Por: Presbítero Marcos Benedito

"Ele te tratou como descartável, mas Deus nunca te rejeita." “Ainda que meu pai e minha mãe me abandonem, o Senhor cuidará de mim.” Salmos 27:10 O descarte narcisista chega como frieza e indiferença: bloqueios, silêncio, indiferença. Enquanto você implora por migalhas de atenção, ele sorri no púlpito como se nunca tivesse te ferido. Mas Deus vê seu coração partido. “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” Salmos 34:18 Você busca compreensão… Ele apenas diz: “Você esperava demais.” Mas o que você esperava era amor — e isso é justo. “O amor é paciente, o amor é bondoso.” 1 Coríntios 13:4 Você não foi apenas deixado. Foi descartado como algo vencido. Mas Deus te restaura. Ele não descarta vasos quebrados. “Ele restaurou a minha alma e me guiou pelas veredas da justiça.” Salmos 23:3 O descarte não foi impulso — foi estratégia cruel. Enquanto você se doava, ele testava os seus limites. Mas Deus também prova os corações — não para dest...