Bolhas Comportamentais Prejudicam o Relacionamento com Deus - Presbitero Marcos Benedito - 18/03/2024
As bolhas comportamentais, é um processo insidioso que ameaça a coesão social e espiritual. As bolhas comportamentais são grupos de pessoas atraídas por um pensamento predominante, muitas vezes negativo, que as leva a se isolarem em um ambiente onde suas opiniões são reforçadas e qualquer discordância é rejeitada.
Podemos observar isso em diversos contextos, desde grupos políticos até mesmo dentro das igrejas.
Causas das Bolhas Comportamentais:
Essas bolhas são alimentadas por diversos fatores, como o medo, a insegurança e a busca por pertencimento.
As redes sociais e a mídia desempenham um papel significativo, criando câmaras de eco onde apenas opiniões semelhantes são amplificadas, levando à polarização e à falta de diálogo.
Consequências das Bolhas Comportamentais:
As consequências são devastadoras, levando à divisão, exclusão e favorecimento de alguns em detrimento de outros.
Em nosso contexto religioso, isso pode se manifestar em facções, separações e políticas de exclusão, contradizendo os ensinamentos de amor e unidade pregados por Jesus Cristo.
Abordagem Bíblica:
Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também." (1 Coríntios 12:12).
Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vos ameis uns aos outros.
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." (João 13:34-35)
Vivei em harmonia uns com os outros; não sejais altivos, mas acomodai-vos às humildes." (Romanos 12:16)
Combatendo as Bolhas Comportamentais:
As bolhas artificiais, criadas pela vontade do homem, sob inspiração do maligno, prejudicam a nossa caminhada em busca de estabelermos um relacionamento profundo com Deus.
Devemos buscar ativamente combater esse fenômeno, promovendo a diversidade de pensamento e incentivando o diálogo respeitoso.
Devemos nos lembrar de que a verdade está acima de nossas opiniões pessoais e que só através do amor e da compreensão mútua poderemos superar as divisões que nos afligem.
É hora de nos unirmos em um esforço coletivo para quebrar as bolhas comportamentais que nos cercam.
As bolhas espirituais, contribuem para a acepção de pessoas, o favorecimento de outras, uma relação humana cada vez mais estreita, e em contrapartida; um distanciamento cada vez mais distante da vontade de Deus.
Este processo, estabelece sobretudo em nosso meio, a desigualdade a parcialidade, o preconceito, diminuído o amor entre as pessoas, e em algum caso; despertam até mesma a ira e a revolta, que envolvem principalmente aqueles que são prejudicados por tal doutrina diabólica.
Devemos nos comprometer a buscar a verdade, a promover a diversidade e a praticar o amor e a compaixão em todas as nossas interações.
Somente assim poderemos verdadeiramente viver de acordo com os ensinamentos de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
Que possamos ser renovados em nosso compromisso de construir uma comunidade baseada no amor, na unidade e na aceitação mútua.
Que cada um de nós possa ser um agente de mudança, trabalhando para quebrar as barreiras que nos separam e construindo pontes de entendimento e reconciliação em nosso mundo.
Comentários
Postar um comentário