O Dia da Consciência Negra tem sido comemorado ou celebrado em muitas cidades do país. Alguns querem trazer a ideia de que o melhor é ter consciência humana e que pensar nos direitos dos negros não é ter consciência
Ora, ter consciência e relembrar de tudo que experimentaram os negros no Brasil e de tudo que ainda sofrem só por causa da cor da pele é refletir com consciência sobre as questões raciais no Brasil e no mundo.
É por isso que se comemora O Dia da Consciência Negra, ou seja, para aumentar a nossa consciência de quem precisamos olhar para quem sofre neste pais e me toda a América Latina e Caribe.
Por isso , sim, é consciência negra. pois, não negros e negras não queremos a invisibilidade e nem o esquecimento.Queremos igualdade.
Este dia que também se relembra a história do grande libertador Zumbi que foi assassinado no dia 20 e novembro, tem sido festejado através de muitos debates, discussões, celebrações, entrega de prêmios, manifestações artísticas e também lançamentos de livros e pesquisas.
Um desses livros é o intitulado A religião mais negra do Brasil:
Por que os negros fazem opção pelo Pentecostalismo? Que foi reeditado atualizado e revisado pela editora Ultimato.
O livro faz uma abordagem sobre a participação maciça de negros e negras nas igrejas pentecostais clássicas. ]
Não sendo um ataque as religiões de matrizes africanas, tentar mostrar a migração ocorrida durante anos para as igrejas pentecostais mais antigas.
Entretanto, critica também alguns mecanismos de poder que determinam os lugares dos negros nas igrejas evangélicas em geral. Possibilitando manobras políticas e a invisibilidade dos negros nas instâncias de poder das denominações pentecostais e históricas.
No dia 30 de novembro na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo haverá o lançamento do livro
A religião mais negra do Brasil: Por que os negros fazem opção pelo pentecostalismo? Acompanhado de uma mesa de debates com o tema: A realidade dos negros no Brasil e a intolerância religiosa. Será as 20 horas.
Conto com a presença de todos e os convido para este debate muito importante para nossas reflexões.
Comentários
Postar um comentário